segunda-feira, 29 de março de 2010

VIVA O Cinema Gaúcho!

Nosso evento, logo no início ameaçava ser um rotundo fracasso. Pancadas esparsas de chuva, pouco público e o risco de causar danos aos equipamentos faziam com que pensássemos em suspender mais uma vez nosso evento. Mas era 27de março, dia em que o oficialmente o cinema gaúcho é homenageado e a ação do VIVA Gasômetro era a única ação em comemoração a esta data em Porto Alegre. Tomamos a decisão da transferência de local, da praça para a nossa "sede oficial" na calçada da Rua General Salustiano frente ao nº 294, com isso se a chuva persistisse teríamos como salvar os equipamentos.
O primeiro pessoal a chegar foi o pessoal contratado pelo SindiBancários que vieram com o apoio prometido, as muito bem vindas "cadeiras". O primeiro grupo que faria apresentação não pode vir. Os músicos da banda Massa Cinzenta, o Bex e o Geremias, iniciaram a apresentação no horário prometido 19h15min e esquentaram o público. Empolgaram tanto platéia que o show que estava programa do para durar quarenta e cinco minutos durou uma hora e meia. Com isso atrasamos a apresentação dos filmes documentários.
Já passava das 20h30min quando exibimos o documentário "Cerimônias e festa da igreja em S. Maria - Estado R. G. do S." , produzido pela RBS TV, gentilmente cedido por eles. O pequeno documentário fez muito sucesso.
Ao contrário do que havíamos informado, o documentário não mostrava cenas do primeiro filme gaúcho exibido no RS, e cuja exibição originou o Dia do Cinema Gaúcho, "Ranchinho do Sertão" tambem de Eduardo Hirtz, e sim cenas do filme Cerimônias e festa da igreja em S. Maria - Estado R. G. do S.". De qualquer maneira as cenas apresentadas foram as cenas mais antigas do cinema gaúcho que se tem notícia. O filme "Ranchinho do Sertão" foi queimado pelo próprio Eduardo Hirtz.
Em seguida exibimos documentário sobre o centro de Porto Alegre. Logo após exibimos "Porto Alegre Meu Canto no Mundo" dirigido e produzido por Cícero Aragon que gentilmente cedeu o mesmo para exibição.
Desta vez nos comportamos um pouquinho mal, pois passava das 22h quando finalizamos nossa ação. O povo do entorno e simpatizantes do movimento, que vieram até mesmo da zona norte não arredaram o pé até a 1h30min da madrugada do dia 28!
Nossa comemoração do Dia do Cinema Gaúcho foi bela e vibrante.
Nosso evento teve ainda teve um toque muito especial. Os belos poemas de Lisette Bertotto com desing de Adriana Xaplin, espalhados pela calçada da Rua General Salustiano.
Nossos eventos durante o ano de 2010 continuarão acontecendo aos terceiros sábados do mês apartir das 17h na Praça Júlio Mesquita, nas seguintes datas:

-Abril 17
-Maio 15
-Junho 19
-Julho 17
-Agosto 21
-Setembro 18
-Outubro 16
-Novembro 20
-Dezembro 18

COMPAREÇAM!

Em breve postaremos fotos do evento.

Nenhum comentário: