sexta-feira, 5 de março de 2010

Boas Novas!

Hoje pela manhã protocolamos, junto ao Conselho do Patrimônio Histórico, o pedido de tombamento da Usina de Gás Carbonado, nossa vizinha, que é importante marco histórico de nossa cidade e que se encontra sub-utlizada.

Dentro de um mês deveremos ter primeiro parecer sobre nossa solicitação.

Hoje tambem fomos avisados de que as licenças para nossos eventos foram liberados pela SMAM. Apartir desta notícia nosso evento do próximo dia 20 de março esta confirmado.

A seguir reproduzimos ofício entregue hoje pela manhã ao COMPAHC.

Abraços a todos!

Jacqueline Sanchotene


Porto Alegre, 5 de março de 2010.

Ao

Conselho do Patrimônio Histórico de Porto Alegre/COMPAHC


Prezados,

Viemos por meio desta solicitar o tombamento da Usina de Gás de Hidrogênio Carbonado cito a Rua Washington Luiz (frente a Câmara de Vereadores) antiga Rua Pantaleão Telles. A edificação data de 1874.

A Usina de Gás, da então Pantaleão Telles foi que originou o nome Gasômetro, popularmente, o perímetro entre as ruas Pantaleão Telles e General Salustiano era chamado de "volta do Gasômetro”.

A Usina da Pantaleão Telles fornecia gás para iluminação pública e abastecimento de fogões.

Este prédio histórico, localizado no Centro Histórico de nossa cidade, é hoje ocupado por uma fábrica de cimento do DEP.

Acreitamos que a recuperação do prédio da Usina de Gás de Hidrogênio Carbonado será um fator importante na recuperação do Centro Histórico.

Acreditamos também que após recuperado o prédio possa ser palco de diversas atividades entre elas poderá sediar o Memorial do Forum Social Mundial ou até mesmo ser o local de ensaios e apresentações dos importantes grupos teatrais que ensaiavam no Hospital Psiquiátrico São Pedro e que hoje se encontram em difícil situação naquele local.

O projeto que for escolhido para ser sediado no prédio da antiga Usina de Gás Carbonado poderá fazer parceria com a Escola Porto Alegre, escola que proporciona educação e formação para meninos e meninas de rua.

Quanto as atividades hoje desenvolvidas pelo DEP, acreditamos que exista local mais adecuado para exercer suas atividades.

Estamos a disposição para quaisquer esclarecimentos sobre o assunto tratado.


Atenciosamente,



Jacqueline Sanchotene

RG 4012110021

Movimento VIVA Gasômetro

http://vivagasometro.blogspot.com

fones: (51) 32795424 e 84459611.

Um comentário:

Anônimo disse...

Grande iniciativa...
Parabéns!!!

Flávio Silva