quarta-feira, 31 de março de 2010

Eleição na AEERGS: A AEERGS QUE QUEREMOS

A eleição para o comando da Associação é o melhor momento para
debatermos sobre as dinâmicas, práticas, conceitos e também as possibilidades de ação da entidade daqui para a frente.
Gostaria antes de mais nada de manifestar minha reverência a todos os escultores que em 02 de abril de 1982 se reuniram no Atelier Livre da Prefeitura de Porto Alegre e fundaram a AEERGS - Associação dos Escultores do Rio Grande do Sul. Todos os artistas da tridimensionalidade que na sequência a mantiveram viva também recebam minha saudação.
Todos sabemos o quanto é dificil realizar um trabalho para a comunidade de forma voluntária, e também que contentar a todos tem igual dificuldade.
Mas tenho força, tenho coração e companheiros que sonham junto comigo o sonho de doar ainda mais à entidade que nos reúne e que muito me orgulha.
Queremos teu apoio porque fortalecidos vamos avançar e consolidar com esforço coletivo os resultados na pedra bruta que temos cinzelado em 28 anos de entidade. Muito foi feito nestes anos todos e queremos estimular ainda mais o fortalecimento da classe dos escultores política e socialmente.

POR ISSO, EM 31 DE MARÇO,

ÀS 19H, NO ATELIER LIVRE DE PORTO ALEGRE,

VOTE
ADRIANA XAPLIN
CHAPA 2
PARA AEERGS

segunda-feira, 29 de março de 2010

VIVA O Cinema Gaúcho!

Nosso evento, logo no início ameaçava ser um rotundo fracasso. Pancadas esparsas de chuva, pouco público e o risco de causar danos aos equipamentos faziam com que pensássemos em suspender mais uma vez nosso evento. Mas era 27de março, dia em que o oficialmente o cinema gaúcho é homenageado e a ação do VIVA Gasômetro era a única ação em comemoração a esta data em Porto Alegre. Tomamos a decisão da transferência de local, da praça para a nossa "sede oficial" na calçada da Rua General Salustiano frente ao nº 294, com isso se a chuva persistisse teríamos como salvar os equipamentos.
O primeiro pessoal a chegar foi o pessoal contratado pelo SindiBancários que vieram com o apoio prometido, as muito bem vindas "cadeiras". O primeiro grupo que faria apresentação não pode vir. Os músicos da banda Massa Cinzenta, o Bex e o Geremias, iniciaram a apresentação no horário prometido 19h15min e esquentaram o público. Empolgaram tanto platéia que o show que estava programa do para durar quarenta e cinco minutos durou uma hora e meia. Com isso atrasamos a apresentação dos filmes documentários.
Já passava das 20h30min quando exibimos o documentário "Cerimônias e festa da igreja em S. Maria - Estado R. G. do S." , produzido pela RBS TV, gentilmente cedido por eles. O pequeno documentário fez muito sucesso.
Ao contrário do que havíamos informado, o documentário não mostrava cenas do primeiro filme gaúcho exibido no RS, e cuja exibição originou o Dia do Cinema Gaúcho, "Ranchinho do Sertão" tambem de Eduardo Hirtz, e sim cenas do filme Cerimônias e festa da igreja em S. Maria - Estado R. G. do S.". De qualquer maneira as cenas apresentadas foram as cenas mais antigas do cinema gaúcho que se tem notícia. O filme "Ranchinho do Sertão" foi queimado pelo próprio Eduardo Hirtz.
Em seguida exibimos documentário sobre o centro de Porto Alegre. Logo após exibimos "Porto Alegre Meu Canto no Mundo" dirigido e produzido por Cícero Aragon que gentilmente cedeu o mesmo para exibição.
Desta vez nos comportamos um pouquinho mal, pois passava das 22h quando finalizamos nossa ação. O povo do entorno e simpatizantes do movimento, que vieram até mesmo da zona norte não arredaram o pé até a 1h30min da madrugada do dia 28!
Nossa comemoração do Dia do Cinema Gaúcho foi bela e vibrante.
Nosso evento teve ainda teve um toque muito especial. Os belos poemas de Lisette Bertotto com desing de Adriana Xaplin, espalhados pela calçada da Rua General Salustiano.
Nossos eventos durante o ano de 2010 continuarão acontecendo aos terceiros sábados do mês apartir das 17h na Praça Júlio Mesquita, nas seguintes datas:

-Abril 17
-Maio 15
-Junho 19
-Julho 17
-Agosto 21
-Setembro 18
-Outubro 16
-Novembro 20
-Dezembro 18

COMPAREÇAM!

Em breve postaremos fotos do evento.

quarta-feira, 24 de março de 2010

27 de Março "Dia do Cinema Gaúcho"

*
Sábado,27 de março, dia em que o Cinema Gaúcho é homenageado apartir das 17h estaremos na Júlio Mesquita, com atrações.



Entre estas Rafael Backbone e Márcio Santos e o grupo Massa Cinzenta.
A jornalista Elen de Oliveira mostrará os caleidoscópios produzidos por ela.
Lisete Bertotto traz, ainda, os seus belos poemas com designs da artista plástica Adriana Xaplin.
Teremos a apresentação de filme e de matéria/documentário, levada ao ar no programa Teledomingo, sobre o filme Ranchinho do Sertão- gentilmente cedido pela RBS TV- considerado o primeiro filme gaúcho exibido pela primeira vez no dia 27 de março á 101 anos atras encerra a atividade.

*Cena do filme "Ranchinho do Sertão" de Eduardo Hirtz

APOIO: Aeromóvel, SMAM, Procempa, IBRACIM, RBS TV, SindiBancários/CineBancários e Jac Sanchotene Marketing Cultural.

segunda-feira, 22 de março de 2010

Dia Internacional da Água

Água, recurso finito

O Brasil possui cerca de 12% da água doce superficial do mundo e conta com a maior rede hidrográfica do globo, com 55.457km2. Também recebe chuvas abundantes durante todo o ano em mais de 90% do seu território. Somos abençoados por Deus, mas não estamos gerindo com sabedoria a dádiva que nos foi concedida.

Parte de toda a água do país perdeu a característica de recurso natural em razão de processos de urbanização, industrialização e produção agrícola.

Nossa maior demanda por água vem da agricultura, sobretudo da irrigação, com cerca de 56% do total. O uso doméstico responde por 27% do consumo, seguido da indústria (12%) e da pecuária (5%).

Tanto na cidade como no campo, nem sempre os recursos hídricos são explorados de forma correta. A vegetação protetora das bacias (Áreas de Preservação Permanente) – que as mantêm limpas, melhora os processos de infiltração e armazenamento e diminui o escoamento superficial, evitando enchentes - vem sendo destruída em função da agricultura e da pecuária malconduzidas e de construções insustentavelmente projetadas. Ademais, os agrotóxicos e dejetos produzidos por tais práticas frequentemente acabam por poluir a água.

No Brasil, as perdas na rede de distribuição atingem entre 40% e 60%. Além disso, cerca de 80% dos esgotos domésticos são eliminados sem tratamento. Uma atitude importante para minimizar o problema é entregar o óleo de fritura usado nos postos de coleta, já que um litro do produto contamina um milhão de litros de água.

Estima-se que, nos últimos 60 anos, o número de habitantes do planeta duplicou, enquanto que o consumo de água multiplicou por sete. Nas cidades, o recurso é usado com um índice de desperdício de 50% a 70%. Não obstante, mais de 90% das atividades poderiam ser realizadas aproveitando a água da chuva, que é infinita, e reutilizando a água captada, tratada ou não.

Na Capital, temos a Lei 10.506/2008, que institui o Programa de Conservação, Uso Racional e Reaproveitamento das Águas. A medida estabelece a captação, o armazenamento e a utilização da água da chuva e das já usadas, bem como a instalação de equipamentos para combater o desperdício e de hidrômetros individuais. Todavia, a resistência para implantar a nova legislação ainda é muito forte, embora muitos já a adotem. Porém, diante do atual cenário, você não acha inadmissível dar a descarga do banheiro e lavar a calçada com água potável?

Artigo de autoria do Vereador Beto Moesh publicado no dia 22 de março de 2010, no jornal Correio do Povo.

sexta-feira, 19 de março de 2010

Ação do proximo dia 27

Nossa ação do próximo dia 27, DIA DO CINEMA GAÚCHO, ganha mais apoios, entre estes está o apoio do Sindicato dos Bancários.

quinta-feira, 18 de março de 2010

TRANSFERIDA A AÇÃO DO PRÓXIMO DIA 20 PARA O DIA 27 DE MARÇO!

Amigos nosso encontro será adiado um pouquinho. Como a previsão do tempo continua de chuva para o próximo sábado, adiamos nossa ação para o sábado dia 27,no "Dia do Cinema Gaúcho".

quarta-feira, 17 de março de 2010

No site do Climatempo a previsão...

é de chuva para o dia de nossa próxima ação. Se a chuva acontecer, transferiremos nossa ação para o dia 27 de março, no dia em que o cinema gaúcho é homenageado.

Sábado, 20/03 nascer e pôr-do-sol: Nascer do Sol 06h28 Pôr do Sol 18h36

Quantidade e Probabilidade de Chuva
15mm 80%
Direção e Velocidade do Vento
NNW 6km/h
Umidade relativa máxima e mínima
81% 53%
com chuva a qualquer hora.

terça-feira, 16 de março de 2010

20 de março!


Cena do filme "Ranchinho do Sertão" de Eduardo Hirtz

No próximo sábado,20 de março, apartir das 17h estaremos em nossa praça, a Júlio Mesquita, com atrações. Entre as atrações estarão Rafael Backbone e Márcio Santos, o grupo Massa Cinzenta. A jornalista Elen de Oliveira mostrará os caleidoscópios produzidos por ela. Lisete Bertotto traz, ainda, os seus belos poemas com designs da artista plástica Adriana Xaplin.

A apresentação de um filme será em comemoração ao Dia do Cinema Gaúcho, celebrado no dia 27 de março, encerra a atividade. A data refere a primeira vez que foi exibido o filme “Ranchinho do Sertão”, de Eduardo Hirtz, há cento e um anos.

APOIO: Aeromóvel, SMAM, Procempa, IBRACIM e Jac Sanchotene Marketing Cultural.

domingo, 14 de março de 2010

HOJE! DOMINGO! IMPERDÍVEL!


http://www.blogger.com/img/blank.gif

terça-feira, 9 de março de 2010

Reunião Presidência Camara de Vereadores


Dia 9/03 estivemos em reunião com o presidente da Câmara de Vereadores Sr. Nelcir Tessaro este se mostrou sensível as reivindicações de nosso movimento. Acreditamos que esta será uma parceria de sucesso.

sexta-feira, 5 de março de 2010

Boas Novas!

Hoje pela manhã protocolamos, junto ao Conselho do Patrimônio Histórico, o pedido de tombamento da Usina de Gás Carbonado, nossa vizinha, que é importante marco histórico de nossa cidade e que se encontra sub-utlizada.

Dentro de um mês deveremos ter primeiro parecer sobre nossa solicitação.

Hoje tambem fomos avisados de que as licenças para nossos eventos foram liberados pela SMAM. Apartir desta notícia nosso evento do próximo dia 20 de março esta confirmado.

A seguir reproduzimos ofício entregue hoje pela manhã ao COMPAHC.

Abraços a todos!

Jacqueline Sanchotene


Porto Alegre, 5 de março de 2010.

Ao

Conselho do Patrimônio Histórico de Porto Alegre/COMPAHC


Prezados,

Viemos por meio desta solicitar o tombamento da Usina de Gás de Hidrogênio Carbonado cito a Rua Washington Luiz (frente a Câmara de Vereadores) antiga Rua Pantaleão Telles. A edificação data de 1874.

A Usina de Gás, da então Pantaleão Telles foi que originou o nome Gasômetro, popularmente, o perímetro entre as ruas Pantaleão Telles e General Salustiano era chamado de "volta do Gasômetro”.

A Usina da Pantaleão Telles fornecia gás para iluminação pública e abastecimento de fogões.

Este prédio histórico, localizado no Centro Histórico de nossa cidade, é hoje ocupado por uma fábrica de cimento do DEP.

Acreitamos que a recuperação do prédio da Usina de Gás de Hidrogênio Carbonado será um fator importante na recuperação do Centro Histórico.

Acreditamos também que após recuperado o prédio possa ser palco de diversas atividades entre elas poderá sediar o Memorial do Forum Social Mundial ou até mesmo ser o local de ensaios e apresentações dos importantes grupos teatrais que ensaiavam no Hospital Psiquiátrico São Pedro e que hoje se encontram em difícil situação naquele local.

O projeto que for escolhido para ser sediado no prédio da antiga Usina de Gás Carbonado poderá fazer parceria com a Escola Porto Alegre, escola que proporciona educação e formação para meninos e meninas de rua.

Quanto as atividades hoje desenvolvidas pelo DEP, acreditamos que exista local mais adecuado para exercer suas atividades.

Estamos a disposição para quaisquer esclarecimentos sobre o assunto tratado.


Atenciosamente,



Jacqueline Sanchotene

RG 4012110021

Movimento VIVA Gasômetro

http://vivagasometro.blogspot.com

fones: (51) 32795424 e 84459611.