quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Nosso Pronuncimaento de hoje na Câmara de Vereadores de Porto Alegre

Fala Tribuna Popular na Câmara de Vereadores
16 de setembro de 2010

Estão criados o Parque e o Largo do Gasômetro. Com a sanção da Revisão do Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano e Ambiental de Porto Alegre por Sua Excelência Prefeito Municipal José Fortunati no último dia 22 de julho, o Parque e o Largo do Gasômetro foram criados. Queremos agradecer a Sua Excelência Prefeito Municipal Jose Fortunati e aos 36 vereadores e vereadoras desta casa que aprovaram as então emendas 187 e 188 por unânimidade. Um agradecimento especial ao Vereador Engenheiro Carlos Comassetto que apresentou as emendas em nome do Movimento VIVA Gasômetro.

Continuaremos lutando nesta casa, e em outros Foruns, pela efetiva criação do Parque e do Largo do Gasometro.

A criação do Largo Cultural e do Parque Gasômetro estão "abrigadas" na RPDDUA no artigo 154, respectivamente nos incisos XIII e XXI. Ambos serão regidos por lei complementar.

O Largo Cultural do Gasômetro terá 12 meses, contados da data de vigência desta Lei Complementar, para sua efetiva criação. Neste caso queremos fazer apelo as senhoras e aos senhores vereadores para que, além do aumento das calçadas previstos, sejam tambem enterrados os fios e os cabos de eletrecidade e telefonia que tanto enfeiam as duas quadras da extensão da Rua General Salustiano. Gostaríamos também de que no caso do Largo Cultural do Gasômetro, sejam recuperados seis fachadas de casas antigas, três em cada uma das quadras da via. Estaremos assim resgatando o aspecto histórico do local onde nasceu nossa cidade.

Quanto a criação do Parque do Gasômetro (inciso XXI) – teremos 18 meses, contados da data de vigência da lei complementar específica, para a instituição do Corredor Parque do Gasômetro. Neste caso queremos sugerir que a extenção mínima que tenha o Parque do Gasômetro seja do início da Praça Brigadeiro Sampaio, que fica na Avenida Mauá, até o final da Praça Júlio Mesquita, passando pela frente da Usina, indo até o início do local onde as pessoas fazem caminhas e exercícios.

Queremos aqui propror uma ousadia, sem prejuízo, é claro, da conquista já obtida. Por que não já nesta ocasião rebaixar a Av. Mauá desde o pórtico do Cais Mauá, imediatamente após o término do Trensurb? Sabemos que é uma grande ousadia nossa proposta, mas tambem sabemos que difícilmente teremos um momento tão nobre para efetivarmos grandes obras, quanto junção proporcionada pelos eventos da COPA de 2014 e a execução do projeto Cais Mauá.

Quanto ao projeto Cais Mauá, continuaremos lutando para que o prédio previsto imediatamente ao lado da Usina não seja construído. Além desse ítem nos preocupa o adensamento previsto para este projeto, pois o mesmo acarretará a circulação de mais cinco mil carros no Centro Histórico.

Temos sugestões para melhorar o transito no Centro Histórico e tambem nas demais áreas de nossa cidade. O Carsharing*, é um deles. O carsharing é a aquisição de carros por associações de bairros e condomínios que compram pequenas frotas e disponibilizam aos associados. As senhoras e os senhores vereadores já pensaram em um empreendimento imobiliário sendo lançado com este sistema? Nossa outra sugestão são o uso das bicicletas como meio de transporte. Sabemos que nesta casa temos vereadoras e vereadores comprometidos com esta causa, entre eles se destaca o Vereador Beto Moesch. Gostaríamos aqui de lembrar as experiências de bicicletas públicas, em Paris e tambem nas Américas, respectivamente na Cidade do México e Bogota na Colombia.

Continuaremos lutando tambem pelo tombamento da Usina de Gás Carbonado, a verdadeira Usina do Gasômetro, localizado na frente desta casa, como apontamos em nossa fala nesta tribuna no dia 14 de junho.

Vemos com grande simpatia a volta do projeto do Bonde Histórico, projeto da Secretaria de Planejamento do Muncípio.

Queremos mais uma vez agradecer a cedência deste importante espaço.

Um forte e fraterno abraço em todos,

Jacqueline Sanchotene

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