segunda-feira, 23 de abril de 2007

Livros


Daqui a cinco anos você estará bem próximo de ser a mesma pessoa que é hoje, exceto por duas coisas:

os livros que ler e as pessoas de quem se aproximar.

sábado, 21 de abril de 2007

Limpando e Pintando


Hoje foi dia de limpar e pintar parcialmente a escadaria da Rua Gen. João Manoel.

Inclusive, o jornal Correio do Povo em sua edição deste domingo, que já está circulando, publica em sua capa uma matéria destacando o Mutirão.

O Jornal , em seu site, havia noticiado ontem a ação que iria ocorrer.

É muito bom quando nossa mídia dedica espaço para as ações comunitárias.

Os cidadãos não podem continuar a se omitirem com relação aos problemas que enfrentamos nas cidades. Mais que nunca precisamos denunciar, reclamar, pleitear e, fundamentalmente, participar das ações.


Cabe um agradecimento ao DMLU por ter colaborado novamente na limpeza da escadaria e ao pessoal do Restaurante Autêntico Sabor, que teve a feliz idéia de pintar a escadaria.

Fotos: "Amigos da Rua Gonçalo de Carvalho"

sexta-feira, 20 de abril de 2007

Tá no Prato



O Movimento VIVA Gasômetro dispõe de exemplares dos livretos de receitas do Programa Tá no Prato, para distribuição junto a comunidade.


O Programa “Tá no Prato” foi idealizado em fevereiro de 2003, pelo Governo do Estado, com o objetivo de combater o desperdício, aproveitando os hortigranjeiros de maneira integral, levando para a população uma alimentação equilibrada e nutritiva.


Em 15 de maio de 2003, o Programa iniciou a doação de hortigranjeiros da CEASA e a ministrar Cursos de Aproveitamento Integral de Alimentos.


O Projeto possui dois ônibus-escola que percorrem os bairros de Porto Alegre e o Interior do Estado, ministrando Cursos de Aproveitamento Integral de Alimentos visitando quem estiver interessado. Os veículos, transformados em escola ambulante, com uma cozinha industrial instalada em seu interior, levam nutricionistas e cozinheiras especializadas em Aproveitamento Integral de Alimentos para ministrar cursos de nutrição ou as aulas podem ser ministradas na própria entidade.

Por que proveitar totalmente os alimentos:


  • Para promover a economia doméstica,

  • Aumentar o valor nutritivo da dieta,

  • Adquirir hábitos alimentares saudáveis,

  • Aumentar a resistência às infecções,

  • Manter a saúde.

Ação comunitária na Escadaria

Neste sábado, 21 de abril, pessoas interessadas em melhorar o aspecto da Escadaria da rua Gen. João Manoel farão um mutirão para pintar parcialmente a mesma.
A idéia a pintura foi uma iniciativa do pessoal do restaurante situado junto a parte superior da escadaria. O Movimento VIVA Gasômetro apóia integralmente essas ações comunitárias que visam a melhoria da nossa qualidade de vida.


Quem puder comparecer, anote:
  • Dia 21 de abril às 9:00h, aproximadamente
  • Reunião junto ao Restaurante "Autêntico Sabor", nos altos da Escadaria da rua João Manoel.

quarta-feira, 18 de abril de 2007

Faxina na Escadaria





Hoje pela manhã, o DMLU fez uma necessária faxina na Escadaria que liga as ruas Gen. João Manoel e Fernando Machado.
Essa escadaria histórica encontra-se em lamentável estado de conservação. Virou mictório público, com lixo acumulado, "moradia" de mendigos e pichações que transformaram a antiga escadaria num local desagradável e perigoso, bem próximo ao Palácio Piratini.
Este local também está contemplado em nossas reivindicações ao poder público.

Queremos vê-lo completamente restaurado, bem iluminado e seguro para os transeuntes.
Com certeza será mais um agradável ponto turístico do Centro Antigo de Porto Alegre.
A Escadaria da João Manoel na década de 80 e hoje.
(Clique nas imagens para ampliar)
Fotos: "Amigos da Rua Gonçalo de Carvalho" e Foto da escadaria na década de 80: Teresa Flores

segunda-feira, 16 de abril de 2007

Secretário da Cultura no nosso Domingo

Neste domingo, 15 de abril, aconteceu mais uma roda de samba do Movimento Cultural Central do Samba e reunião dos apoiadores do Movimento VIVA Gasômetro.


O Secretário Municipal de Cultura Sérgius Gonzaga compareceu, como havia prometido. Segundo palavras dele "compareci para verificar o que está realmente ocorrendo no Gasômetro, pensei em ficar uns minutos mas não resisti, fiquei mais de três horas...".

O Secretário realmente saiu entusiasmado. Disse que se esforçará ao máximo para que sua secretaria atenda os pedidos da comunidade. Disse também que convidará o Prefeito e outros Secretários Municipais a conhecerem de perto essa autêntica lição de cidadania e cultura que surgiu espontâneamente no Gasômetro.

Ao que tudo indica, temos mais um entusiasmado apoiador.
Cidadãos de diversos pontos da cidade estavam lá, como o músico Chico Sarat, participantes de outros movimentos e associações de bairro, o grupo de Maracatu TRUVAM, mestres de capoeira, grupos de dança e a viúva do folclorista Barbosa Lessa, moradora na região.

sábado, 14 de abril de 2007

Jornal JÁ: "Eles tomaram o Gasômetro"

O jornal JÁ fez uma reportagem na última capa com o título "Eles tomaram o Gasômetro".
Destacam o Movimento VIVA Gasômetro e a roda de samba do Movimento Cultural Central do Samba.

Na matéria sobre o Central do Samba, eles dizem:

Pandeiro e cerveja ao pôr-do-sol
O batuque vem da esquina da Riachuelo com a General Salustiano, bem de frente à Usina do Gasômetro. O horário não podia ser melhor: cinco da tarde, quando o sol dá as últimas braçadas e mergulha no Rio Guaíba.
...
Leia a matéria aqui:
Pandeiro e cerveja ao pôr-do-sol


terça-feira, 10 de abril de 2007

As melhorias prometidas

No dia de hoje, terça-feira, comparecemos a uma reunião na Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMAM) com o Eng. Luiz Alberto, supervisor de Parques e Praças e a técnica Angélica.
Nesse encontro pedimos mais agilidade da SMAM na execução das melhorias na Praça Júlio Mesquita. O Eng. Luiz Alberto comprometeu-se em executar imediatamente algumas das melhorias prometidas. Entre elas, a colocação de mais lixeiras, de bancos e de fradinhos (pequenos tocos de madeira que impedem a circulação de veículos) na praça. Marcamos a data de "inauguração" da nossa nova praça, já com todas as melhorias executadas, para o dia 24 de fevereiro de 2008.
Foi também entregue na SMAM, um documento com as reivindicações que serão defendidas pelo Movimento VIVA Gasômetro na Revisão do Plano Diretor de Desenvolvimento Urbanístico e Ambiental de Porto Alegre.
Foram igualmente conversadas as ações culturais que irão ocorrer na praça, entre elas a Festa de São João e exibições de cinema.
Carros estacionados na praça: essa cena vai acabar.


No período da tarde, estivemos na Coordenação de Cinema e Vídeo da Usina do Gasômetro para tratarmos da exibição de curtas-metragens em formato digital na Praça Júlio Mesquita.

domingo, 8 de abril de 2007

Participação do Viva Gasômetro no RPDDUA

Estamos finalizando a redação de nossas sugestões e reinvindicações para a alteração da Revisão do Plano Diretor de Desenvolvimento Urbanístico e Ambiental de Porto Alegre.
Entre elas, a Revitalização do Lago Guaíba; a Revitalização da Orla do Guaíba inclusive com criação de quiosques na orla e ampliação da atuação da feira de artesanato, incluindo também a criação de bancas permanentes seguindo os princípios da permacultura; a criação do Largo do Gasômetro.
Mande suas sugestões e opiniões para nós até o dia 10 de maio.

terça-feira, 3 de abril de 2007

Reunião com Secretário Municipal de Cultura

Nesta terça, dia 3, estivemos em reunião com o Sr. Sérgius Gonzaga.Fomos acompanhados pelo representante do Movimento Cultural Central do Samba, Sr. Arruda. Nessa ocasião pleiteamos junto ao Sr. Secretário, entre outras ações, a criação do Largo do Gasômetro. Pleiteamos também verba para a exibição do programa "Telas da Cidade" (exibição de curtas-metragens em digital), programa em conjunto com a Coordenação de Cinema e Vídeo da Usina do Gasômetro que na reunião ocorrida dia 30 de março, com os responsáveis senhores Bernardo de Souza, Marcus Mello e Maria Angélica, mostraram-se interessados em viabilizar essa programação na Praça Júlio Mesquita.
Também foi solicitada verba para a execução do programa Rodacine (exibição de longas-metragens em película) para os próximos dois anos para os dois projetos.
Nosso movimento também defendeu junto ao Sr. Secretário a cedência de um prédio, no centro da cidade, em regime de comodato para o Movimento Cultural Central do Samba.
Foi extremente positiva nossa reunião na Secretaria Municipal de Cultura, tanto que estamos aguardamos a visita do senhor secretário no próximo dia 15 a partir das 17h, conforme prometido por ele.

segunda-feira, 2 de abril de 2007

Central do Samba

O Movimento Cultural Central do Samba realiza suas rodas de samba aos domingos, na esquina da ruas Riachuelo com General Salustiano, bem na frente da praça Júlio Mesquita.
http://www.youtube.com/watch?v=Pl1ozITrKO8