segunda-feira, 28 de março de 2011

Tribuna Popular de hoje 14h15min Câmara de Vereadores de Porto Alegre/Reprodução matéria site Camara PoA

Foto: Reprodução
O Gasômetro, na visão de Kovalski, artista que está expondo na Câmara
Foto: Elson Sempé Pedroso
Jacqueline esteve pela sétima vez na Tribuna Popular pelo Viva Gasômetro

Tribuna Popular

Viva Gasômetro lista sete prioridades para o Centro

A presidente do Movimento Viva Gasômetro, Jacqueline Sanchotene, ocupou hoje (28/3) a Tribuna Popular da Câmara Municipal de Porto Alegre e apresentou o que considera as sete prioridades do Movimento. As reivindicações são a criação do Parque do Gasômetro; retomada da função habitacional do Centro Histórico; incentivo e valorização do comércio de porta de rua do Centro; tombamento da Usina de Gás Carbonado, localizada em frente a Câmara; proibição de construção de prédio ao lado da Usina, conforme previsto no Projeto do Cais Mauá; implementação do Projeto Bonde Histórico; e manutenção da capatazia do DMLU em seu local atual, próximo ao Gasômetro.

Jacqueline observou que o número sete (das prioridades) não foi escolhido ao acaso. Lembrou que é a sétima vez que ocupa a tribuna da Câmara para falar das melhorias necessárias à revitalização do Centro Histórico. "Nas mais diversas culturas o sete representa um número importante: sete cores, sete notas musicais, sete maravilhas do mundo. O sete representa a totalidade do universo criado", disse a presidente do Viva Gasômetro.

A prioridade número um do Movimento, explicou Jacqueline, é a criação do Parque do Gasômetro, prevista no Plano Diretor revisado. Manifestou preocupação com o fato de o Projeto Cais Mauá prever a construção de um prédio vizinho à Usina "com uma cobertura verde que se estende até a Praça Brigadeiro Sampaio, se sobrepondo em parte ao traçado sugerido pelo Movimento para o Parque do Gasômetro".

Por sugestão da presidente da Casa, vereadora Sofia Cavedon (PT), o presidente da Comissão de Urbanização, Transportes e Habitação (Cuthab), Pedro Ruas (PSOL), colocou a comissão à disposição do Viva Gasômetro para intermediar, junto às secretarias envolvidas, as reivindicações do Movimento.

Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)

Nenhum comentário: