quinta-feira, 17 de junho de 2010

Nossa fala, na íntegra, na última segunda-feira na Câmara de Vereadores



LUTAS DO MOVIMENTO VIVA GASÔMETRO



Prezadas Vereadoras. prezados vereadores, públicos presente e que nos assiste através da Tv Câmara.

É a quarta vez que ocupamos o espaço da Tribuna Popular. A primeira vez a presidência era exercida pela Vereadora Maria Celeste, as posteriores pelo Vereador Sebastião Melo. Queremos agradecer ao atual presidente, Nelcir Tessaro, aos ex-presidentes e a mesa diretora da casa pela cedência deste importante espaço.

Viemos a quase quatro anos empreendendo diversas lutas em favor da melhoria da qualidade de vida dos moradores de nossa cidade, especialmente dos moradores do Centro Histórico. Um dos fóruns de nossas lutas foi esta casa. Procuramos lutar sempre com respeito aos trinta e seis vereadores que a compõe. Acreditamos que
respeitar as senhoras e aos senhores vereadores é respeitar os milhares de eleitores que elegeram cada um, cada uma das senhoras e dos senhores.

O motivo que nos levou a solicitar mais uma vez o espaço da Tribuna Popular é buscar uma efetiva parceria da Câmara de Vereadores em nossas lutas. Queremos a parceria de cada uma das senhoras vereadoras e de cada um dos senhores vereadores. Pedimos uma especial apoio ao Vereador João Antonio Dib, lider do governo municipal nesta casa.

Se aproxima o momento em que sua Excelência o Prefeito José Fortunati irá sancionar a Revisão do PDDUA, votado no final do ano que passou nesta casa. É para nós de fundamental importância que o Sua Excelência Prefeito Municipal sancione as emendas de 187 e 188 que criam respectivamente o Parque e o Largo do Gasômetro, emendas apresentadas atraves do Vereador Carlos Comassetto, aprovadas por unânimidade nesta casa.

Queremos tambem contar com a sensibilidade de Sua Execelência Prefeito José Fortunati, e das senhoras e dos senhores vereadores, para que lutemos juntos por um adensamento menor do que esta previsto no projeto Cais Mauá. O adensamento previsto acarretará a circulação de no mínimo mais cinco mil carros dia no já conturbado trânsito do Centro Histórico. Esta é nossa principal preocupação quanto ao projeto Cais Mauá, mas tambem gostaríamos de ver nossa Usina preservada sem predio ao seu lado, preservando o traçado hoje existente do Guaíba.
Apartir de cinco de março, deste ano, empreendemos nova luta, desta vez junto ao COMPAHC e ao EPAHC. Solicitamos o tombamento da Usina de Gás de Hidrogênio Carbonado cito a Rua Washington Luiz (frente a Câmara de Vereadores) antiga Rua Pantaleão Telles datada de 1874. Foi esta Usina que originou o nome "Gasômetro". Popularmente, o perímetro entre as ruas Pantaleão Telles e General Salustiano era chamado de "volta do Gasômetro”. A Usina da Pantaleão Telles fornecia gás para iluminação pública e abastecimento de fogões. O prédio atualmente é ocupado pela fábrica de cimento do DEP. Acreditamos que a recuperação do prédio da Usina de Gás de Hidrogênio Carbonado será um fator importante na requalificação do Centro Histórico. Após recuperado o prédio poderá ser palco de diversas atividades entre elas: sediar o Memorial do Forum Social Mundial,ou ser o local de ensaios e apresentações dos importantes grupos teatrais que ensaiavam no Hospital Psiquiatrico São Pedro. O projeto que for escolhido poderá fazer parceria com a Escola Porto Alegre, escola que proporciona educação e formação para meninos e meninas de rua. Quanto as atividades hoje desenvolvidas pelo DEP, acreditamos que exista local mais adecuado para exercê-las.
Por fim gostaríamos da parceria da Câmara de Vereadores e convidar a todas vereadoras e vereadores para participarem das atividades culturais que desenvolvemos a três anos, sempre ao entardecer dos terceiros sábados do mês, na Praça Júlio Mesquita. Nossa próxima ação será dia 19 de junho. Apartir das 17h teremos Blues, Rock e Cinema na praça. O tema será ecologia. Estamos trabalhando para transformar nossa praça na Praça do Cinema em Porto Alegre.
Queremos aproveitar este espaço e sugerir que o espaço da Tribuna Popular da Assembléia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul seja tão democrático quanto o espaço da Tribuna Popular da Cãmara de Vereadores.

Muito obrigada.

Abraço em todos.

Jacqueline Sanchotene
Movimento VIVA Gasômetro
http://vivagasometro.blogspot.com

Nenhum comentário: