sexta-feira, 23 de abril de 2010

Prezadas Parceiras/Prezados Parceiros

Além das ações mais aparentes -tais como as ações culturais na Praça Júlio Mesquita e a luta pela efetiva criação do Parque e do Largo do Gasômetro- no dia a dia nos envolvemos em lutas menos visiveis. A seguir transcrevemos parte da correspondência trocada com integrantes da Secretaria Municipal do Meio Ambiente/SMAM.

Vale lembrar que no próximo 11 de janeiro de 2011 completará 4 anos do "Diáligos na Praça" acontecido na Praça Júlio Mesquita.

Continuaremos na luta !

Abraços,

Jacqueline Sanchotene.

Porto Alegre, 9 de abril de 2010.


A

Secretaria Municipal do Meio Ambiente/SMAM

A/C.

Sr. Prof. Carlos Garcia

Sra.Cibeli do Carmo

Prezado Senhor e Prezada Senhora,

Esta é em retorno ao ofício de nº 002/2010, que diz respeito a solicitação que fizemos para a colocação de banco escultórico e um busto com a imagem do jornalista Júlio Mesquita que empresta nome a nossa praça.

Queremos aqui registrar o nosso estranhamento quando esta escrito "também, deveria estar previsto que o autor ou autores da homenagem fossem responsáveis pela execução e manutenção do mesmo, ou prever recursos para sua manutenção para evitar a disseminação de esqueletos de monumentos pela cidade". Para que a existência do poder público?

Cabe-nos tambem esclarecer que em nenhum momento solicitamos recursos para a feitura tanto do banco escultórico quando do busto do Sr. Júlio Mesquita, pois os mesmos já haviam sido conquistados por participantes de nosso movimento atraves do OP Cultura. Quanto a manutenção dos mesmos nosso movimento, O VIVA Gasômetro, com as devidas autorizações, tem procurado manter inclusive equipamentos que seriam obrigação da SMAM fazê-lo.

A cerca de três anos e meio, desde que nosso movimento foi criado somos presenteados sempre com a mesma desculpa "Além disso, a praça Júlio Mesquita está passando por uma reavaliação através de estudo desenvolvido pelo programa "VIVA o Centro".

Incrivelmente os moradores do entorno e frequentadores da praça Júlio Mesquita não estão sendo ouvidos,a tal reavaliação está sendo decidida somente por técnicos. Enquanto isso somos obrigados a conviver com uma praça sem calçada no seu entorno onde as raízes das árvores se tornam verdadeiras armadilhas. E os técnicos da SMAM? Ah, eles continuam sentados em suas cadeiras aguardando.

Queremos lembrar que a reforma total da Praça Júlio Mesquita foi conquistada por nós atravéz do programa "Diálogos na Praça", programa dessa secretaria, acontecido em nossa praça apartir das 19h do dia 11 de janeiro de 2007. Como "reforço" a essa conquista meses após a mesma, entregamos na SMAM, um abaixo assinado com mil,assinaturas solicitando o cumprimento do prometido. Junto a esta entregamos um pré-croqui com sugestões de equipamentos solicitados pelos moradores do entorno e frequentadores em geral da praça. Tivemos o cuidado de chamar o agrônomo Paulo Backes para coordenar essa sugestão.

Vale lembrar a essa secretaria que o programa "Diálogos na Praça" tem força de lei, e portanto tem de ser cumprido.

Além cumprir com o prometido no "Diálogos na Praça"de 11 de janeiro de 2007 queremos que a SMAM proporcione uma reunião com os moradores e participantes de nosso movimento e os coordenadores do projeto VIVA o Centro para que possamos mostrar a eles, mais uma vez, nossos pleitos.

Aguardamos retorno.

Atenciosamente,

Jacqueline Sanchotene

Movimento VIVA Gasômetro

http://vivagasometro.blogspot.com





Nenhum comentário: