segunda-feira, 14 de julho de 2008

Ação do dia 19 de julho

Dia 19 de julho - sábado - Praça Júlio Mesquita.

  • 15h - Roda de Chimarrão com Celia Mariante da Silva.
  • Exposição de cerâmicas e papéis reciclados produzidos por alunos da EPA - Escola Porto Alegre
  • Exposição Memorial Câmara de Vereadores - História de Porto Alegre
  • 16h45min - Aula de Dança com a Prof. Lisiane Moresco.
  • 17h30min - Apresentação do Grupo de Maracatu Truvão
  • 18h30min - Exibição do Programa Rodacine com os filmes Rolex de Ouro (curta-metragem) e Do Luto à Luta (longa-metragem).
  • Ação em defesa da Criação do Largo e do Parque do Gasômetro.

Sobre o filme Do Luto à Luta:

"O diretor de cinema e jornalista Evaldo Sérgio Vinagre Mocarzel é incisivo em sua declaração: “Não fui eu quem escolheu o tema, mas ele quem me escolheu”. Ele se refere ao seu filme “Do luto à luta”, que mostra portadores de síndrome de Down levando uma vida tão produtiva e interessante quanto a de qualquer outra pessoa.

O último entrevistado de Dudu Braga conta como teve a idéia para o longa-metragem: “O filme foi fruto da minha relação com a minha filha. O momento da notícia, o instante em que me contaram que minha filha possuía a síndrome de Down, foi como se um prédio inteiro estivesse desabando sobre minha cabeça. Com certeza, esse seria um filme que eu gostaria muito de ter visto quando ela veio ao mundo”.

O documentário dá ênfase às potencialidades que alguns portadores da síndrome fazem questão de mostrar. Eles dançam, surfam, nadam, namoram, dirigem carros e até fazem filmes! “Uma criança com síndrome de Down é como outra qualquer, com todas as possibilidades das demais”, completa Evaldo.

Desde que ficou pronto, “Do luto à luta”, vem recebendo diversos prêmios em festivais de cinema pelo país. Só no Festival de Pernambuco, em Recife, ele ganhou os títulos de melhor filme, melhor direção, melhor documentário, melhor fotografia e melhor montagem. Precisa dizer mais?

Vale lembrar que a divulgação do filme é de extrema importância, pois seu objetivo maior é conscientizar as pessoas de que os portadores de síndrome de Down merecem o mesmo respeito, amor e atenção que todo mundo.


Nenhum comentário: