quarta-feira, 17 de dezembro de 2008
FESTA DE NATAL na Praça Julio Mesquita
18h- D. Celia M. da Silva - Roda de Chimarrão - A D. Célia fará diversos objetos natalinos usando materiais reciclados.
19h- Dança com a Prof. Lisiane Moresco. Ensinando as danças que ela nos mostrou durante o ano.
20h30min- Exibição dos filmes documentários "Caminho Niemeyer" de Zelito Viana e "Expedição A'Wue" do ator e diretor Marcos Palmeira.
Estamos recolhendo presentes e roupas para doar para a Vila Chocolatão e também para os abrigos que atendem aos moradores do centro.
COLABORE!
Apoios: Aéromóvel, SMAM, Procempa, Guarda Municipal, Smov, Locadora Sala de Cinema e Camera Viajante
sábado, 29 de novembro de 2008
Exposição Usina do Gasômetro 80 Anos
Como parte da comemoração do Aniversário da Usina e abertura da Exposição Usina do Gasômetro 80 Anos:
Dia 30 de novembro
O Amargo Santo da Purificação com "Oi Nóis Aqui Traveiz"
17h - Praça Julio Mesquita - Entrada Franca
quarta-feira, 19 de novembro de 2008
Dia 15 de Novembro
Mais um terceiro sábado do mês e lá estávamos nós.
Desta vez por sugestão da nossa professora de dança Lisiane Moresco, fizemos uma homenagem à Espanha.
A "Lisi" fez uma apresentação de dança Flamenca e teve uma dedicada aluna, enquanto nós apreciávamos a bela apresentação proporcionada por ela.
A D. Célia também estava lá com sua Roda de Chimarrão.
Iniciamos a apresentação do filme "Tango" de Carlos Saura e uma ventania atingiu nossa praça, então tivemos de suspender nossa ação.
Desta vez contamos com a presença da Idair e do Arno, participantes também do Fórum de Entidades, batalhadores incansáveis por uma solução mais uma humana para a Ponta do Melo, por muitos conhecida como Pontal do Estaleiro.
Dia 20 de dezembro estaremos mais uma vez na praça em nossa última ação cultural do ano. Faremos uma homenagem para a Alemanha.
Até breve!
Fotos: Divulgação/VIVA Gasômetro
sexta-feira, 14 de novembro de 2008
Comemoração do Dia do Cinema Brasileiro e Dia da Cultura Nacional
quinta-feira, 13 de novembro de 2008
Ação Cultural do dia 15 de novembro
18h - A nossa tradicional Roda de Chimarrão com Célia Mariante da Silva.
19h - Aula de Dança Espanhola com a Prof. Lisiane Moresco.
20h - Música.
20h30min - Exibição do filme "TANGO" de Carlos Saura, em projeção digital.
segunda-feira, 3 de novembro de 2008
5 de novembro - Dia do Cinema Brasileiro e Dia da Cultura Nacional
A partir das 18h estaremos apresentando diversas atividades culturais em nossa praça, Júlio Mesquita, por muitos conhecida como praça do Aeromóvel.
Entre outras atrações, apresentaremos as seguintes:
18h - Roda de Chimarrão com Célia Mariante da Silva
20h - Audiovisuais (curtas-metragens) "Luzes do Centro Histórico", "Aniversário do Caminho dos Antiquários" participantes da Caminhada Fotográfica. Os documentarios foram realizados pelo Grupo Câmera Viajante.
20h30min - Exibição do Longa-metragem "Porto Alegre, Meu Canto No Mundo" com direção de Cicero Aragon e Jaime Lerner.
Ação em Parceria com Rodacine, Aeromóvel, SMAM, SMOV, Guarda Municipal, Conselho do Patrimônio Histórico e Câmera Viajante.
*Obs. - em caso de chuva nossa ação será suspensa.
Próxima ação cultural acontecerá no dia 15 de novembro.
segunda-feira, 27 de outubro de 2008
Sábado dia 18 de Outubro
Pelo quarto mês consecutivo, chuva em nosso terceiro sábado do mês!
Chegamos pela manhã a suspender a nossa ação pois a chuva insistia em cair. No início da tarde, com a parada da chuva, vieram alguns telefonemas, perguntando "vamos realizar a ação?'' Dentre esses telefonemas o do Henri, representante do nosso novo parceiro a "A Batucada Coletiva Turucuta".
Alguns telefonemas depois resolvemos realizar nossa ação. Como já havíamos destivado algumas parcerias nossa ação foi em número menor e com uma programação diferente da inicialmente prevista. Chegamos à praça, Mara, Hipolyto e eu para "montar" nosso cinema.
A Mara, nossa arquiteta, conseguiu produzir uma pequena sala de cinema . O Hipolyto acostumado a produzir eventos esportivos conseguiu uma solução para um dos problemas de nosso evento em dias de vento, o 'voo da tela'. Logo em seguida chegou a D. Celia acompanhada de alguns familiares, o César Cardia, o Silvio e ...
Próximo das 17h começaram a chegar os integrantes da Batucada Coletiva Turucuta (http://turucuta.blogspot.com). O show deles encantou a todos. Faremos o possível para que essa parceria continue em nossos eventos culturais. Quando nos despediamos do Turucuta começavam a chegar os componentes do Maracatu Truvão que mais uma vez deu um SHOW!
No início da noite apresentamos o clássico do cinema mundial "Casablanca".
Queremos agradecer mais uma vez a parceria do "Truvão", do Compahc, da Smov-desligando a luz para que pudessemos assistir o filme em condições ideais, a SMAM (pela licença para realizarmos o evento), a Guarda Municipal (por fazer a segurança) e dois agradecimentos muito especiais, ao Turucuta e ao Sérgio Ferrony que fotografou nosso evento.
Dia 5 de novembro teremos uma ação em nossa praça. Será em comemoração ao Dia do Cinema Brasileiro e ao Dia da Cultura Nacional. Nessa ação teremos várias parcerias especiais, entre elas a Confraria da Escultura que conseguiu recursos para que coloquemos um banco escultura em nossa praça e também o busto de Julio Mesquita, jornalista que da nome a nossa praça.
Teremos é claro nesse evento exibição de cinema brasileiro, através mais uma vez da parceria com o Rodacine.
Até breve! Até o dia 5 de novembro!
Abraços a todos.
Jacqueline Sanchotene.
quinta-feira, 16 de outubro de 2008
Ação do dia 18 de outubro
Ação conjunta com Câmera Viajante - Escola de Fotografia e COMPAHC:
16h30min - Roda de Chimarrão
17h - Apresentação da Batucada Coletiva Turucuta
17h30min - Show Gabriel Kverna
18h30min - Show Maracatu Truvão
19h30min - Audiovisuais "Luzes do Centro Histórico" dos Viajantes da Câmera, "Aniversário do Caminho dos Antiquários" participantes da Caminhada Fotográfica
19h50min - Exibição do longa-metragem "Porto Alegre Meu Canto no Mundo", com direção de Cicero Aragon e co-direção de Jaime Lerner.
terça-feira, 14 de outubro de 2008
Dia 15 - CONTRA o projeto Pontal do Estaleiro
Amigos,
Agradecemos o apoio recebido pelo Movimento em Defesa da Orla do Guaíba, contra a privatização de seu uso e descaracterização da paisagem da cidade, enfatizamos a necessidade de que vocês entrem nesta luta de corpo presente, com pessoas, faixas, e muita disposição para vencer.
Nesta quarta-feira, dia 15, será votada a famosa emenda dos 17 vereadores, para alterar a legislação ambiental sobre a Ponta do Melo, a fim de permitir a construção da muralha de concreto que é chamada de Pontal do Estaleiro – seis edifícios com o volume do hospital de Clínicas cada um.
Essa votação pode ocorrer a qualquer momento, a partir das 14 horas.
Decidimos, portanto, montar uma vigília ao prédio da Câmara, com acampamento, material expositivo e cidadãos de Porto Alegre, para aumentar nossa visibilidade e nossa capacidade de pressão .
Precisamos – repetimos – da presença física de vocês e de suas entidades, para termos sucesso na empreitada. Se você não reside em Porto Alegre, entre em contato com amigos ou parentes que residam aqui. Expliquem o sério problema que a cidade está enfrentando e solicitem que estejam presentes!
A vigília começa às 8 horas da manhã e se estende todo o dia. Às 14 horas, precisamos de um bom contingente para lotar o plenário da Câmara. Podem trazer a família inteira e os vizinhos, e desfrutar de alguns momentos de descontração e camaradagem no acampamento, antes do horário de votação, acertando e articulando novos passos – porque a luta ambiental e do direito do cidadão ser ouvido vai longe, esta é apenas a primeira grande batalha.
Forum Municipal de Entidades
em Defesa da Orla do Guaíba
sexta-feira, 3 de outubro de 2008
Neste SÁBADO!
Está marcada para este sábado, dia 4 de outubro, uma caminhada pela orla do Guaíba para demonstrar a preocupação dos cidadãos comuns pelo futuro da orla do nosso rio/lago. Tramita em regime de urgência na Câmara de Vereadores um projeto de lei que visa alterar a Lei Municipal que proíbe a construção de prédios residenciais na região do antigo Estaleiro Só.
Participe, informe-se mais sobre o assunto.
Comente com seus amigos e familiares.
quinta-feira, 25 de setembro de 2008
Um prato cheio de amor
quarta-feira, 24 de setembro de 2008
Sábado, dia 20 de setembro na Praça Júlio Mesquita
Antes das 16h já estávamos na praça. Chegaram a D. Célia e a sua turma dos Amigos do Chimarrão, todos devidamente pilchados como pedia o dia; a nossa Professora de dança e fotógrafa de plantão a Lisiane Moresco, chegou vestida de prenda.
Formamos nossa roda de chimarrão, e a conversa correu solta.
Montamos nossa sala decinema ao ar livre, na esperança de que o tempo mudasse. Quando começavamos a nos preparar para a aula de dança com a Professora Lisiane a chuva se tornou mais forte. Fomos então para baixo das árvores, mas novamente fomos vencidos pelo tempo. Não faz mal, mês que vem tem mais, dia 18 de outubro, terceiro sábado do mês, estaremos novamente na praça, compartilhando com os vizinhos e amigos, e com novidades na programação.
Apareçam!
quinta-feira, 18 de setembro de 2008
Ação do dia 20 de Setembro
sexta-feira, 5 de setembro de 2008
Não ao Pontal do Estaleiro
ao projeto Pontal do Estaleiro
O projeto prevê a construção de um complexo arquitetônico (6 prédios)
de 60 mil metros quadrados na área do antigo Estaleiro Só.
Cada prédio terá volume igual ao nosso Hospital das Clínicas.
1 - Questão Ambiental
Se aprovado, causará grande impacto ao ambiente natural da região. As construções formarão uma barreira artificial impedindo a passagem dos ventos para a cidade e da luz do sol para a vizinhança, além do grande aumento da produção de esgoto cloacal que na região é ligado ao pluvial.
2 - Questão Urbanística
O projeto trará problemas de trânsito pela Av. Padre Cacique, que já terá aumento de fluxo de automóveis pela inauguração do Barra Shopping Sul a partir de outubro.
3 - Vocação da Orla
Lazer e recreação é a vocação de qualquer orla no mundo. A construção do empreendi-mento inviabilizaria a implantação de um grande Parque, que é um anseio da população, independente de classe social. A Orla do Guaíba pertence a toda população da cidade. As orlas são Áreas de Proteção Permanente. Não podem estar acessiveis apenas aos moradores e freqüentadores dos estabelecimentos ali localizados, o belo por do sol e a vista do nosso Guaíba.
4 - Questão Ética e Legal
O empreendedor quando adquiriu o terreno em leilão, pagou um valor mais baixo por estar impedida por lei municipal a construção de prédios residenciais na área.
Agora quer que se mude a lei para auferir maiores lucros. Caso a lei seja alterada, o município estará sendo irresponsável com as pessoas que morarão ali, pois é área com risco de enchentes e negligente, anti-ético e banal ao desrespeitar a lei, sacrificando o bem-estar da maioria da população para favorecer a ganância de uma minoria.
Participe!
Não permita que alterem a Lei!
terça-feira, 19 de agosto de 2008
Novamente.. chuva!
sexta-feira, 15 de agosto de 2008
Semana do Centro Histórico
A programação do nosso próximo sábado será uma ação especial, pois fará parte das comemorações de lançamento da "Semana do Centro Histórico".
Nossa parceria será com o COMPAHC - Conselho do Patrimônio Histórico Cultural.
Teremos uma semana de intensas comemorações pois recentemente a Câmara de Vereadores de nossa cidade aprovou essa denominaçao, nosso centro passa a ser chamado oficialmente de Centro Histórico de Porto Alegre.
Sábado, a partir das 16h na Praça Júlio Mesquita.
16h - Roda de Chimarrão com Celia Mariante da Silva.
17h - Aula de Dança com a Prof. Lisiane Moresco, coreografias baseadas em músicas de filmes.
18h - Apresentação de Grupo Seresta Portoalegrense, com Tales (flauta), Daniel(cavaquinho), Ferrão (violão, baixo) e Dante Michele (cantor).
19h - Exibição do Programa Rodacine (telão pendurado no Aeromóvel) com os filmes "Porto Alegre Meu Canto No Mundo" (longa-metragem).
Ação em parceria com SMAM, Aeromóvel, Rodacine e COMPAHC - Conselho Municipal do Patrimônio Historico Cultural/Lançamento Semana do Centro Histórico.
segunda-feira, 21 de julho de 2008
O clima não foi nosso aliado
Neste sábado, dia 19, a previsão do tempo não nos deixava otimistas. Havia espectativa de chuva, que realmente chegou junto conosco na Praça Júlio Mesquita.
A D. Celia foi a primeira a chegar com sua Roda de Chimarrão, logo depois chegou a nossa Professora de dança, Lisiane Moresco, o pessoal do aeromóvel, o "Mano Sá" do Maracatu Truvão, o pessoal do Rodacine... mas tivemos de suspender nossa ação pois apesar da chuva que caia fraca ela colocava em risco os equipamentos do Maracatu Truvão e do Rodacine.
Ficamos muito frustados em suspender nossa ação, mas fazer o quê? Já estamos acostumados com as adversidades que nosso clima nos oferece, pois nossas ações são sempre ao ar livre.
Voltaremos dia 16 de agosto com nossa próxima ação do terceiro sábado do mês.
Desde já podemos adiantar que deverá ser uma ação super especial.
segunda-feira, 14 de julho de 2008
Ação do dia 19 de julho
- 15h - Roda de Chimarrão com Celia Mariante da Silva.
- Exposição de cerâmicas e papéis reciclados produzidos por alunos da EPA - Escola Porto Alegre
- Exposição Memorial Câmara de Vereadores - História de Porto Alegre
- 16h45min - Aula de Dança com a Prof. Lisiane Moresco.
- 17h30min - Apresentação do Grupo de Maracatu Truvão
- 18h30min - Exibição do Programa Rodacine com os filmes Rolex de Ouro (curta-metragem) e Do Luto à Luta (longa-metragem).
- Ação em defesa da Criação do Largo e do Parque do Gasômetro.
Sobre o filme Do Luto à Luta:
"O diretor de cinema e jornalista Evaldo Sérgio Vinagre Mocarzel é incisivo em sua declaração: “Não fui eu quem escolheu o tema, mas ele quem me escolheu”. Ele se refere ao seu filme “Do luto à luta”, que mostra portadores de síndrome de Down levando uma vida tão produtiva e interessante quanto a de qualquer outra pessoa.
O último entrevistado de Dudu Braga conta como teve a idéia para o longa-metragem: “O filme foi fruto da minha relação com a minha filha. O momento da notícia, o instante em que me contaram que minha filha possuía a síndrome de Down, foi como se um prédio inteiro estivesse desabando sobre minha cabeça. Com certeza, esse seria um filme que eu gostaria muito de ter visto quando ela veio ao mundo”.
O documentário dá ênfase às potencialidades que alguns portadores da síndrome fazem questão de mostrar. Eles dançam, surfam, nadam, namoram, dirigem carros e até fazem filmes! “Uma criança com síndrome de Down é como outra qualquer, com todas as possibilidades das demais”, completa Evaldo.
Desde que ficou pronto, “Do luto à luta”, vem recebendo diversos prêmios em festivais de cinema pelo país. Só no Festival de Pernambuco, em Recife, ele ganhou os títulos de melhor filme, melhor direção, melhor documentário, melhor fotografia e melhor montagem. Precisa dizer mais?
Vale lembrar que a divulgação do filme é de extrema importância, pois seu objetivo maior é conscientizar as pessoas de que os portadores de síndrome de Down merecem o mesmo respeito, amor e atenção que todo mundo.
quarta-feira, 2 de julho de 2008
Boas Notícias!
Sabemos que é o inicio de uma luta, entendemos essa como uma sinalização positiva.
Queremos convocar a todos para estarem presentes amanhã as 10h30min na Câmara Municipal de Vereadores, ocasião em que será apresentado o relatório oficial.
Mais uma vez agradecemos ao Vereador Carlos Comassetto e a técnica Rosemeri Chaves por se somarem a nossa luta.
Queremos também contar com a presença de todos na nossa próxima ação cultural do terceiro sábado do mês, no próximo dia 19 de julho a partir das 14h na Praça Julio Mesquita.
Durante a tarde diversas atividades culturais e às 18h15min teremos a exibição dos seguintes filmes, o curta metragem "Rolex de Ouro" e o longa metragem "Do Luto a Luta" em mais uma parceria com o programa "Rodacine".
Pretendemos transformar esse momento em um ato de defesa para a criação do "Parque e do Largo do Gasômetro".
Compareçam!
sábado, 28 de junho de 2008
Nosso Bairro tem Feira de Orgânicos!
O prédio do Ministério da Agricultura está localizado na Av. Loureiro da Silva nº515, próximo a Câmara de Vereadores e ao lado do prédio da Receita Federal, o famoso prédio Chocolatão
Parque do Gasômetro
Temos conversado com vereadores dos diversos partidos políticos na busca de apoio para a viabilização desses dois projetos.
Estamos investigando a existência de uma verba de R$ 11.000.000,00 (onze milhões) para melhorias na Orla.
Já encontramos na pessoa do Vereador Carlos Comassetto, um norte que nos aponta na dirreção dessas duas conquistas. O citado vereador apresentou duas emendas à revisão do plano diretor pedindo o gravame dos dois projetos. Significa dizer que em sendo aprovadas essas duas reivindicações na votação da revisão do PDDUA, teremos criado o parque e o Largo do Gasômetro.
sexta-feira, 27 de junho de 2008
A Festa de São João
quarta-feira, 18 de junho de 2008
Festa de São João - dia 21
terça-feira, 10 de junho de 2008
Confirmado Apoio Rodacine/Fundacine*
Consideramos esta ação fundamental para tornarmos a nossa praça conhecida como a praça do cinema em Porto Alegre.
As próximas exibições de cinema em película - ocasião em que o telão é pendurado no Aeromovel - acontecerão nos seguintes dias:
-19 de julho, sábado, os filmes apresentados serão o curta-metragem "Rolex de Ouro" e "Do Luto a Luta".
-5 de Novembro, titulo a definir, "Comemoração do 'Dia do CinemaBrasileiro' e 'Dia da Cultura Nacional'. Comemoração oficial do Cinema Gauúcho, ação em parceria com as entidades representativas do cinema gaúcho."
-20 de dezembro, último terceiro sábado do ano título a definir.
Festa de final de ano.
*O Que e a Fundacine:
A Fundação Cinema RS, criada em 1998, é uma parceria inédita que reúne iniciativa privada, Estado, produtores e exibidores cinematográficos do Rio Grande do Sul, objetivando à análise, organização e desenvolvimento do setor, além da difusão do cinema realizado no RS, em escala nacional e internacional. A FUNDACINE é resultado direto da ação política desenvolvida há duas décadas por cineastas, profissionais e empresas do cinema, desde a criação da Associação Profissional de Técnicos Cinematográficos. A FUNDACINE tem como propósitos a criação de mecanismos de fomento esuporte à produção cinematográfica e audiovisual, sua distribuição eexibição, a qualificação dos agentes do setor, a promoção do cinema ea formação de públicos espectadores, a preservação da memóriaaudiovisual. A Fundacine se soma, também, ao esforço geral de todas asinstituições e entidades que trabalham pela consolidação do cinemabrasileiro. Por conta dessa disposição, foi a realizadora do IIICongresso Brasileiro de Cinema, em 2000, e uma das instituições fundadoras do CBC, entidade catalisadora das organizações do cinema brasileiro. A Fundacine é a instituição que por excelência coordena os esforços deimplantação da indústria cinematográfica gaúcha. Seus projetos eprogramas de trabalho prevêem a formulação de políticas e estratégiasdirigidas à aglutinação de agentes públicos e privados e à construçãode um sistema econômico apto a potencializar o talento e a capacidadede empreendimento dos agentes locais.
quarta-feira, 4 de junho de 2008
Dia Mundial do Meio Ambiente
La naturaleza no es muda
El mundo pinta naturalezas muertas, sucumben los bosques naturales, se derriten los polos, el aire se hace irrespirable y el agua intomable, se plastifican las flores y la comida, y el cielo y la tierra se vuelven locos de remate. Y mientras todo esto ocurre, un país latinoamericano, Ecuador, está discutiendo una nueva Constitución. Y en esa Constitución se abre la posibilidad de reconocer, por primera vez en la historia universal, los derechos de la naturaleza. La naturaleza tiene mucho que decir, y ya va siendo hora de que nosotros, sus hijos, no sigamos haciéndonos los sordos. Y quizás hasta Dios escuche la llamada que suena desde este país andino, y agregue el undécimo mandamiento que se le había olvidado en las instrucciones que nos dio desde el monte Sinaí: "Amarás a la naturaleza, de la que formas parte".
Un objeto que quiere ser sujeto
Durante miles de años, casi toda la gente tuvo el derecho de no tener derechos.
En los hechos, no son pocos los que siguen sin derechos, pero al menos se reconoce, ahora, el derecho de tenerlos; y eso es bastante más que un gesto de caridad de los amos del mundo para consuelo de sus siervos.
¿Y la naturaleza? En cierto modo, se podría decir, los derechos humanos abarcan a la naturaleza, porque ella no es una tarjeta postal para ser mirada desde afuera; pero bien sabe la naturaleza que hasta las mejores leyes humanas la tratan como objeto de propiedad, y nunca como sujeto de derecho.
Reducida a mera fuente de recursos naturales y buenos negocios, ella puede ser legalmente malherida, y hasta exterminada, sin que se escuchen sus quejas y sin que las normas jurídicas impidan la impunidad de sus criminales. A lo sumo, en el mejor de los casos, son las víctimas humanas quienes pueden exigir una indemnización más o menos simbólica, y eso siempre después de que el daño se ha hecho, pero las leyes no evitan ni detienen los atentados contra la tierra, el agua o el aire.
Suena raro, ¿no? Esto de que la naturaleza tenga derechos... Una locura. ¡Como si la naturaleza fuera persona! En cambio, suena de lo más normal que las grandes empresas de Estados Unidos disfruten de derechos humanos. En 1886, la Suprema Corte de Estados Unidos, modelo de la justicia universal, extendió los derechos humanos a las corporaciones privadas. La ley les reconoció los mismos derechos que a las personas, derecho a la vida, a la libre expresión, a la privacidad y a todo lo demás, como si las empresas respiraran. Más de 120 años han pasado y así sigue siendo. A nadie le llama la atención.
Gritos y susurros
Nada tiene de raro, ni de anormal, el proyecto que quiere incorporar los derechos de la naturaleza a la nueva Constitución de Ecuador.
Este país ha sufrido numerosas devastaciones a lo largo de su historia. Por citar un solo ejemplo, durante más de un cuarto de siglo, hasta 1992, la empresa petrolera Texaco vomitó impunemente 18 mil millones de galones de veneno sobre tierras, ríos y gentes. Una vez cumplida esta obra de beneficencia en la Amazonia ecuatoriana, la empresa nacida en Texas celebró matrimonio con la Standard Oil. Para entonces, la Standard Oil de Rockefeller había pasado a llamarse Chevron y estaba dirigida por Condoleezza Rice. Después un oleoducto trasladó a Condoleezza hasta la Casa Blanca, mientras la familia Chevron-Texaco continuaba contaminando el mundo.
Pero las heridas abiertas en el cuerpo de Ecuador por la Texaco y otras empresas no son la única fuente de inspiración de esta gran novedad jurídica que se intenta llevar adelante. Además, y no es lo de menos, la reivindicació n de la naturaleza forma parte de un proceso de recuperación de las más antiguas tradiciones de Ecuador y de América toda. Se propone que el Estado reconozca y garantice el derecho a mantener y regenerar los ciclos vitales naturales, y no es por casualidad que la Asamblea Constituyente ha empezado por identificar sus objetivos de renacimiento nacional con el ideal de vida del sumak kausai. Eso significa, en lengua quichua, vida armoniosa: armonía entre nosotros y armonía con la naturaleza, que nos engendra, nos alimenta y nos abriga y que tiene vida propia, y valores propios, más allá de nosotros.
Esas tradiciones siguen milagrosamente vivas, a pesar de la pesada herencia del racismo que en Ecuador, como en toda América, continúa mutilando la realidad y la memoria. Y no son sólo el patrimonio de su numerosa población indígena, que supo perpetuarlas a lo largo de cinco siglos de prohibición y desprecio. Pertenecen a todo el país, y al mundo entero, estas voces del pasado que ayudan a adivinar otro futuro aposible.
Desde que la espada y la cruz desembarcaron en tierras americanas, la conquista europea castigó la adoración de la naturaleza, que era pecado de idolatría, con penas de azote, horca o fuego. La comunión entre la naturaleza y la gente, costumbre pagana, fue abolida en nombre de Dios y después en nombre de la civilización. En toda América, y en el mundo, seguimos pagando las consecuencias de ese divorcio obligatorio.
quinta-feira, 22 de maio de 2008
Ação Cultural do dia 17 de maio
Nossa ação do dia 17 de maio começou com a comemoração do Dia Internacional da Dança.
As alunas da Professora Lisiane Moresco no Colégio La Salle Dores fizeram uma apresentação de hip-hop que deixou os pais emocionados e a todos nós mais alegres.
Iniciando nossa homenagem à Argentina, a Prof. Lisiane Moresco e o Prof. Carlos fizeram uma apresentação de Tango, dançaram o famoso tango "Por Una Cabeza" e foram muito aplaudidos.
No início da noite exibimos o premiado filme argentino "Familia Rodante".
Durante todo o evento os alunos da EPA - Escola Porto Alegre mostraram os trabalhos produzidos por eles em cerâmica e papel reciclado.
A D. Celia também esteve presente, dessa vez um pouquinho mais distante da nossa "muvuca".
(Fotos: EPA - Escola Porto Alegre)
quinta-feira, 15 de maio de 2008
Ação do sábado
Será uma homenagem a Argentina.
A nossa professora de dança, Lisiane Moresco, fará uma apresentação de Tango. Será exibido um longa-metragem argentino. Nessa ocasião também diversos grupos de dança farão apresentações em nossa praça, pois devido ao mau tempo que se abatia sobre nossa cidade transferimos as apresentações em comemoração ao Dia Internacional da Dança para o "nosso" terceiro sábado.
Entre as diversas apresentações de dança estarão se apresentando os seguintes grupos:
- Grupo de dança das alunas da Prof. Lisiane Moresco
- Grupo de dança Hip-Hop Grupo de Alunos da Escola Porto Alegre
- Apresentação da bailarina Vanessa Roos "Dança do Ventre"
- Apresentação de Tango, com a Prof. Lisiane Moresco e Prof. Carlos
- Aula de Tango com a Prof. Lisiane Moresco.
As atividades iniciarão às 16h. Além das atividades acima descritas teremos a nossa tradicional Roda de Chimarrão com a D. Celia Mariante da Silva.
Também durante toda a atividade os alunos da Escola Porto Alegre-EPA , estarão expondo os produtos de cerâmica e papel reciclado confeccionados por eles.
Parceiros: SMAM, Procempa, Aeromovel, Guarda Municipal, Start Video.
terça-feira, 29 de abril de 2008
Ação de hoje é transferida
A transferência do evento se deve a chuva que cai sobre a cidade.
sábado, 26 de abril de 2008
29 de abril - Dia Internacional da Dança
O grupo de alunos da Professora Lisiane Moresco fará apresentação às 18h30min.
O grupo de Hip-hop da Escola Porto Alegre - EPA também fará apresentação no evento da próxima terça-feira ao final da tarde
Traga seu Grupo!
Participe! Apareça!
terça-feira, 22 de abril de 2008
Sábado dia 19 de Abril. Nossa homengem aos Indígenas
O tempo não estava lá tão firme e nossa ação dos terceiros sábados, que está sofrendo modificações, estava como o tempo.... não muito firme. A primeira a chegar munida de todo seu material foi a D. Celia Mariante da Silva, e justamente ela foi nossa "estrela" do dia.
A TV Record esteve presente fazendo a cobertura do nosso evento.
A D. Celia, explicou a todos a origem do chimarrão que tem origem nos índios guaranis. Na conversa sobre os índios, a D. Celia teve a companhia do Cleo, nosso engenheiro agrônomo, eles nos falaram sobre o Deus Tupã, que segundo eles é o nosso verdadeiro Deus.
Assim transcorreu nosso evento do Dia do Índio, com calma, no tempo dos indígenas. Nossa ação que tinha a previsão para ser breve foi finalizada próximo das 22h. Mais uma vez tivemos a parceria do Paulo Guarnieri e da Mara Gazola, que fotografou nosso evento. A Viviane Sobrosa de Souza e o Beto, também prestigiaram nosso evento.