quinta-feira, 3 de maio de 2007

As Reivindicações do Movimento ao PDDUA

1- Revitalização do Lago Guaíba, incluíndo tratamento de esgoto para todos os prédios (incluindo os prédios antigos). Justificativa- Acreditamos ser fundamental para a efetiva recuperação do centro da cidade a revitalização do Lago Guaíba. Com a recuperação do lago será possível que a população faça maior e melhor uso do mesmo, inclusive como balneário.

2- Revitalização da Orla do Guaíba, incluindo criação de barracas permanentes no trajeto da caminhada e criação também de barracas permanentes para a feirinha que acontece aos domingos, que poderá passar a acontecer durante todo o final de semana, nos demais dias durante a noite.
A execução dessas barracas deverão obedecer aos princípios da permacultura, que agride menos a natureza e tem o custo mais barato. Esta ação é fundamental pois aumentará o número de usuários e conseqüentemente aumentará a segurança na região.

3- Criação do Largo do Gasômetro, na rua General Salustiano e afluentes. A criação do Largo do Gasômetro permitirá entre outros o aumento das calçadas e a reconstrução das mesmas seguindo a construção histórica. O mesmo princípio deverá nortear a colocação das luminárias. O desejo da população em criar o Largo do Gasômetro se deve a vocação cultural que esta região tem, ratificada nos últimos tempos pelo movimento musical que está surgindo na região, liderado pelo grupo de samba de raiz chamado “Movimento Cultural Central do Samba”. Queremos também solicitar um local, em regime de comodato, por parte da prefeitura para a sede desse grupo, que está sendo fundamental na revitalização dessa área da cidade.

4- Transferência da Vila Chocolatão. Tranferência dos moradores dessa vila para local com substancial melhoria para suas condições de vida, com moradia digna e saneamento básico apropriado.

5- Arquivo Público x Teatro São Pedro. Reavaliar a licença de construção do anexo do Teatro São Pedro especialmente da garagem do referido complexo que está "aterrando" o belo prédio do Arquivo Público.

6- Reativação da Travessia de Barco entre Guaíba e Porto Alegre. A reativação da travessia, além de tornar o local mais belo, também é mais um fator de revitalização do centro das duas cidades. Será mais uma opção de transporte entre as duas cidades.

7- Aproveitamento da Usina do Gasômetro para ser a sede da OSPA, com a transferência de algumas das atividades que hoje acontecem na Usina- entre elas as oficinas de Teatro - para o Cais Mauá, tornando assim ainda mais democráticas essas atividades.

8- Incorporação definitiva ao Parque Maurício Sirotsky Sobrinho da área onde hoje existe um campo de futebol. Na prática esta área é usada pela população, sua incorporação definitiva ao parque será reconhecer uma prática que já existe na realidade.

9- Derrubada do Muro da Mauá. Desde que foi criado esse muro ele nunca foi necessário. Sugerimos que seja feito um competente plano de evacuação caso haja alguma catástrofe (enchente).

10- Revitalização do Cais Mauá. Acreditamos ser inadmissível que nosso cais do porto continue abandonado e esquecido. É uma área fundamental para a tão sonhada revitalização do centro de nossa Porto Alegre.

11- Recuperação da Escada da João Manoel até a Fernando Machado. Essa escadaria histórica está em péssimas condições servindo hoje em dia de mictório para os transeuntes.

12- Viabilizar o Projeto Aeromóvel. Em todo o mundo se discute o gravíssimo problema do aquecimento global e suas terríveis conseqüências para o futuro do planeta. Se o aeromóvel é econômico, seguro, de fácil implantação por ser em via elevada, e não polui, por que motivo completará 24 anos esperando para ser implantado?

13- Reforma da Praça General Osório, conhecida como Alto da Bronze. A Praça General Osório mais conhecida como Alto da Bronze, foi um largo até o início do século XX. Em 1887 foi ajardinada. Por volta de 1930 foi transformada em praça de esportes.
Uma reforma executada em 1970 deu-lhe o horroroso aspecto atual.
É fundamental que o centro de Porto Alegre tenha mais e melhores espaços públicos. Esta praça necessita urgentemente de um projeto que valorize sua área e localização.

14- Criação do Parque do Gasômetro, com realização do estudo urbano para revitalização do Centro proposto pela Região de Gestão e Planejamento 1. Nesse estudo se interligariam as praças da região, sendo construido um túnel para a Av. João Goulart passar por baixo do Parque.

10 comentários:

Anônimo disse...

Muito bom mesmo. Esse muro é uma vergonha.

O Movimento disse...

Raul,
Que bom saber que partilhas de nossa opinião, realmente o muro é uma vergonha!
Duvidamos da eficácia desse muro em caso de enchente. Acreditamos que a preocupação principal deva ser a de salvar vidas e não a da permanência do muro. Acreditamos também que com os avançados sistemas de controle-informação sobre o tempo existentes, o mais eficiente seja um constante monitoramento sobre a possibilidade de intempéries e grandes catástrofes e dectectada qualquer possibilidade de catástrofe seja posto em prática plano de evacuação anteriormente treinado junto a comunidade.
Abraço,
Jacqueline Sanchotene.

Anônimo disse...

Também gostei. Como se pode apoiar isso?

O Movimento disse...

Cara Sandra,
Que bom receber apoio a uma de nossas propostas. O principal apoio que podes prestar é comparecendo dia 26 na reitoria da UFRGS, ocasião em que serão mostradas a comunidade todas as sugestões apresentadas a Revisão do Plano Diretor Desenvolvimento de Desenvolvimento Urbano Ambiental de Porto Alegre. É importante que votes em nossas propostas. O que é necessário para votar, além de um documento de identificação, também um comprovante de residência. Quantos mais votos nossas propostas obtiverem maior a probabilidade de que sejam efetivamente implantadas.
Se quiseres conversar conosco nossos telefones de contato são, 91121962 e 30227732.
Atenciosamente,
Movimento Viva Gasômetro.

Anônimo disse...

Sensacional! São estas atitudes que Movimentam não somente idéias mais pessoas em torno de idéias e causas, é isso que liga um povo a sua "realidade", é o que falta para a sociedade organizar-se efetivamente em busca de suas necessidades!
Viva! Viva o Gasômtero!
Mário Humberto Arruda

O Movimento disse...

Caro Arruda,
Obrigada pelo comentário. Acreditamos muito que a sociedade organizada possa tornar o nosso mundo mais humano e justo. Acreditamos também, que a maior colaboração de nosso movimento para a sociedade está em mostrar que através de pequenas ações, na maioria dos casos disponíveis para todos, consigamos efetivamente melhorar o dia a dia das pessoas.
Abraço,
Jacqueline Sanchotene.

Amigos da Rua Gonçalo disse...

Realmente, mesmo as pequenas ações podem fazer uma grande diferença na vida das pessoas.
Mas para que isso ocorra, é necessário MOBILIZAÇÃO e ORGANIZAÇÃO!
Vamos em frente.

Anônimo disse...

Quem é que decide isso tudo?
Marisa

O Movimento disse...

Marisa,
Somos um movimento de moradores do entorno da Usina do Gasômetro, temos simpatizantes de vários bairros de Porto Alegre, nossas sugestões a Revisão do Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano Ambiental-PDDUA- de Porto Alegre, foram feitas a esse forum com base nas inúmeras conversas que mantivemos com nossos participantes e simpatizantes.
A revisão do PDDUA acontece a cada três anos na cidade de Porto Alegre, portanto daqui a três anos todos nós da população portoalegrense teremos novamente a oportunidade de fazermos novas sugestões. As sugestões a revisão do PDDUA agora em questão se encerraram hoje. Mas se quiseres de alguma maneira participar da revisão do PDDUA a votação das inúmeras sugestões que a população portoalegrense fez a revisão do PDDUA acontecerá no dia 26 de maio na reitoria da UFRGS, os dois documentos exigidos para poder votar nessa ocasião são a carteira de dentidade e um comprovante de residência em Porto Alegre.

Anônimo disse...

Acho que deveriam ter dito que apenas os moradores de Porto Alegre podem participar. Não é?