sábado, 16 de outubro de 2010
sexta-feira, 15 de outubro de 2010
Teatro – Divulgação
Otelo e a Prisioneira do Castelo
O Centro Cênico do Castelinho Cultural do Alto da Bronze composto pelo Grupo Teatral Agenda, Grupo Companhia A Hora do Anjo e C.E.I.- Centro de Experimentações Ilimitadas apresentam nos dias 5, 6, 7, 12, 13 e 14 de Novembro (sexta, sábados e domingos) em duas sessões a peça teatral:
OTELO E A PRISIONEIRA DO CASTELO.
O cenário usado é o próprio Castelinho do Alto da Bronze - que fica na Rua Vasco Alves com Fernando Machado, e atualmente se constitui como mais um centro Cultural da Cidade. Suas pedras abrigam oficinas de escultura, desenho, pintura, caleidoscópios, literatura e teatro. Famoso em porto alegre por ser construído por Carlos Eurico, um aficionado por Castelos que deixou no imaginário coletivo de Porto Alegre uma história de ciúme e cárcere privado. O texto costura e faz uma releitura do espólio do imaginário popular sobre a prisioneira do Castelo do Alto da Bronze. Mistura passagens da obra de Willian Shakespeare Otelo e De Nietzsche. O público vai circular pelo espaço histórico do Castelinho.
A Bela e alva Nilza Desdêmona vive com o negro mouro Carlos Otelo uma relação intensa e dramática. Carlos Otelo desconfia fortemente da fidelidade e dos sentimentos de Nilza Desdêmona. Entre o ciúme e as alucinações de Carlos Otelo um sentimento de ternura persiste. O masculino e o feminino passeiam nos espaços do Castelinho do Alto da Bronze.
Dramaturgia: Lisete Bertotto.
Direção: Celso Veluza
Atuação: Érica Soares e Paulo Rodriguez
Fotografia e Filmagem: Cristinne Crisguer
Produção e Realização: Grupo Teatral Agenda, Companhia Hora do Anjo e C.E.I - Centro de Experimentações Ilimitadas
SERVIÇO:
O que? Otelo e a Prisioneira do Castelo
Quando? 5, 6, 7, 12, 13 e 14 de Novembro em duas sessões, uma às 19h e outra às 21h
Onde? Castelinho do Alto da Bronze
Endereço: Rua Vasco Alves, 432. Centro. Porto Alegre
Quanto? R$ 20,00
Maiores informações, ingressos antecipados e agendamento de grupos para apresentações especiais em horários alternativos entrar em contato com:
Érica: 9255.4246 ou kikabcs@bol.com.br
Paulo: 9398.7009 ou paulo_rodriguez1000@yahoo.com.br
Lisete: 9816.2355 e 3085.2143 ou lisebclise@gmail.com
Somente 15 pessoas por apresentação, sem acesso a cadeirantes.
Se necessário, solicite fotos em alta resolução com celso.veluza@gmail.com
quinta-feira, 14 de outubro de 2010
Parceiras e Parceiros
Como informamos anteriormente nossa ação cultural do próximo sábado dia 16 de outubro foi suspensa.
Queremos agradecer mais uma vez a Okna Produções que cedeu o filme, que agora iremos exibir no dia 20 de novembro, "Tratado de Liligrafia"*.
No dia 20 de novembro faremos uma ação especial, já que dia 5 desse mês comemoramos o dia do "Cinema Brasileiro" e o "Dia da Cultura Nacional"
Agradecimento especialíssimo ao Domício Grilo, que continuará fazendo a apresentação nas ações culturais dos terceiros sábados.
Um grande beijo para toda a turma que deixa a nossa praça a Júlio Mesquita mais bonita.
*TRATADO DE LILIGRAFIA
Lili vai passar o final de semana com o avô, que prepara uma divertida brincadeira: ela deve achar um tesouro escondido em algum lugar da casa. As pistas estão contidas nos poemas de Mario Quintana. Com a ajuda do avô e da cozinheira Hortênsia, Lili irá encontrar o tesouro e mergulhar no universo do poeta, descobrindo um mundo de sonhos e fantasias. As poesias que serviram de base para o desenvolvimento do roteiro do filme são de autoria de Mário Quintana.
domingo, 10 de outubro de 2010
DOMINGO, 10/10/10 4ª Semana Canteiro de Obras na Praça Julio Mesquita
Pela primeira vez em quatro anos de nossas atividades culturais dos terceiros sábados teremos de suspender a atividade prevista para o próximo sábado dia 16 de outubro. O motivo, é que nossa praça a Júlio Mesquita foi transformada em um canteiro de obras. Estamos tomando as medidas possíveis para conter o desatino em questão, inclusive judiciais.
Voltaremos dia 20 de novembro.
domingo, 3 de outubro de 2010
Mohandas Karamchand Gandhi "Mahatma" (Grande Alma), nossa homenagem
A Índia celebrou neste sábado o 141º aniversário do nascimento do pai da nação, Mohandas Karamchand Gandhi, marcado neste ano pela recente sentença sobre Ayodhya e o iminente início dos Jogos da Commonwealth.
"Gandhiji (o sufixo indica respeito na Índia) nos mostrou como enfrentar de forma resolvida ao medo, a compreender a importância da verdade e a trabalhar para a erradicação da pobreza, o analfabetismo e a discriminação", disse a presidente, Pratibha Patil, em mensagem divulgada às vésperas da comemoração.
Centenas de pessoas, entre elas crianças, se aproximaram do mausoléu de "Mahatma" (Grande Alma) para cantar canções e espalhar pétalas sobre a lâmina de água do monumento, segundo a agência de notícias "Ians".
Nascido em 2 de outubro de 1869 no atual estado de Gujarat (oeste da Índia), Gandhi estudou Direito na Inglaterra e viveu na África do Sul antes de liderar a luta pacífica pela independência indiana do Império Britânico, obtida em 1947.
Gandhi fez da "não violência" ou desobediência civil uma estratégia de luta contra o Império Britânico, defendeu por acabar com a injustiça perpetuada pelo sistema de castas e foi um firme defensor da harmonia interreligiosa.
"Sigamos o caminho da verdade e da não violência, vamos nos dedicar a promover a paz, a tolerância, a harmonia e a trabalhar pelo progresso da nação", pediu a presidente indiana por causa do aniversário.
Sonia Gandhi, presidente do Partido do Congresso indiano, presta homenagens no mausoléu de Gandhi
A comemoração ocorre neste ano depois da esperada sentença do Tribunal Superior de Allahabad, que ordenou a divisão da terra sagrada de Ayodhya a partir do dia 30 de setembro: um terço para os muçulmanos e dois terços para os hindus.
Em 1992, um grupo derrubou a mesquita de Babri (século XVI) em Ayodhya, erguida pelos hindus, quem agora estão satisfeitos com a decisão judicial, sobre o lugar de nascimento de Ram.
Os distúrbios que seguiram à destruição da mesquita causaram a morte de 2 mil pessoas, em um dos piores episódios de violência religiosa das últimas décadas, também frequentes durante a traumática partilha do subcontinente e que "Mahatma" combatia com suas célebres greves de fome.
Por coincidência, o aniversário do nascimento de Gandhi, feriado na Índia, ocorre neste ano a apenas um dia da abertura dos Jogos da Commonwealth em Délhi, o que motivou as forças de segurança a redobrar a atenção para evitar novos atentados.